O Nordeste brasileiro é uma das regiões mais bonitas do país, com belas praias e marcos históricos. Fazer uma viagem para o nordeste é fazer uma imersão na cultura nordestina, que traduz as raízes do Brasil, tendo influências indígenas, africanas e europeias.
Como em 8 de outubro comemora-se o Dia do Nordestino, resolvemos homenagear o um povo que acolhe tão bem tantos turistas que fazem viagem para o Nordeste.
Antes de tudo, vem o nosso convite: que tal conhecer mais sobre a cultura nordestina e descobrir formas de aproveitá-la aí mesmo, em sua cidade, ou planejando sua próxima viagem ao Nordeste? Confira nossas dicas aqui neste post!
Origem do Dia do Nordestino

Agora, um pouco de história: 8 de outubro foi escolhido como Dia do Nordestino em homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002).
Além disso, o Dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, que é a cidade brasileira com a maior concentração de nordestinos em todo o país, com exceção do próprio nordeste, é claro.
Importância da Cultura Nordestina
Sobretudo, o povo nordestino tem grande importância para o país devido à sua cultura e sua ação migratória, em especial para o estado de São Paulo e para a construção da cidade de Brasília.
A escassez econômica e a seca tiveram grande influência na migração nordestina para o Sudeste. Essas migrações foram realizadas em busca de mais qualidade de vida para as famílias nordestinas.
A princípio, as manifestações culturais que se destacam na região evidenciam as questões religiosas, a gastronomia e a produção artesanal. Por meio da Unesco, em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a capoeira e o frevo como Patrimônios Imateriais da Humanidade.
Manifestações da Cultura Nordestina
Artes, literatura popular, danças e crenças são exemplos das diversas manifestações culturais que se destacam no Nordeste. Confira as principais:
Festas Juninas

As festas juninas são as mais populares da região, e permitem identificar diversos aspectos da cultura nordestina. Na música, há a presença marcante do forró, gênero originário da região. A quadrilha junina tem origem nas antigas danças populares originárias da França e da Inglaterra.
Descubra por que as festas juninas são uma expressão da cultura nacional!
Literatura de Cordel
Na Idade Média, a poesia dos trovadores era cantada e falada. Porém, com a criação da prensa, passaram a ser impressas e penduradas em um cordão para serem vendidas. Foi dessa prática que surgiu a Literatura de Cordel, que chegou ao Brasil junto com os portugueses.
Particularmente, a literatura de cordel é conhecida como poesia popular: é um estilo literário próprio do Nordeste, sendo usado para transmitir tradições, folclores e lendas populares.
Capoeira
A capoeira é um dos elementos da cultura nordestina herdados dos povos negros escravizados. Essa dança e luta ritmada tem movimentos realizados durante uma roda, e são acompanhados pelo som do berimbau, cantos e palmas.
Frevo
O frevo é uma dança tradicional marcante do carnaval de rua pernambucano. Seus dançarinos usam trajes coloridos e uma sombrinha na mão.
Desde 2007, o frevo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além disso, desde 2012, sagrou-se Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Reisado
O Reisado é uma dança de origem ibérica, introduzida no estado de Sergipe. A festividade é um folguedo, como o “Bumba Meu Boi”, que originalmente era um entremeio do Reisado, ou seja, um dos vários atos da peça.
O Reisado celebra o período natalino, comemorando o nascimento de Jesus e os três Reis Magos. A festividade é celebrada na véspera do Dia de Reis em estados do Nordeste como Ceará, Alagoas e Sergipe.
Artesanato

O artesanato nordestino é bastante diversificado, produzindo itens utilitários e decorativos confeccionados em: madeira, cerâmica, rendas, conchas e outros. A arte da renda foi trazida pelos europeus, e a mulher rendeira se tornou uma personagem típica da cultura do Nordeste.
Como conhecer mais sobre a Cultura Nordestina?

Conheça a Cultura Nordestina por meio da literatura e do cinema
Livros de Jorge Amado
Jorge Amado foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros. Também é o autor mais adaptado para cinema, televisão e teatro. É autor de sucessos que retratam a realidade nordestina de seu tempo, como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Capitães da Areia.
Livros de Ariano Suassuna
Ariano Suassuna foi dramaturgo, ensaísta, romancista, professor, poeta, advogado e palestrante. É autor de O Auto da Compadecida (1955), e de diversos romances, poesias e peças de teatro. Foi um grande defensor da cultura nordestina no Brasil. O filme O Auto da Compadecida está disponível no Globoplay.
Filme: Gonzaga, de Pai para Filho
O filme está disponível na Netflix e conta a história da relação de Luiz Gonzaga com seu filho Gonzaguinha, ambos músicos consagrados na MPB. Os dois tinham opiniões políticas diferentes durante a ditadura militar, mas isso não diminuiu o amor que sentiam um pelo outro.
Conheça a Cultura Nordestina por meio da gastronomia

Da mesma forma que você também pode visitar restaurantes especializados onde você mora, se arriscando no preparo de receitas ou incluindo restaurantes típicos em seu roteiro, você pode conhecer mais sobre a cultura nordestina por meio da gastronomia. Confira alguns pratos típicos nordestinos:
Tapioca
A tapioca é uma das iguarias mais populares das regiões norte e nordeste do Brasil. Ela pode ser consumida como prato salgado, com recheios como manteiga, frango desfiado ou carne seca. Também há versões doces, com coco, chocolate ou doce de leite.
Acarajé
O acarajé é um bolinho frito em azeite de dendê, feito com feijão fradinho, sal, alho, gengibre, cebola e recheado com camarão. Muito consumido no estado da Bahia, a iguaria tem origem africana.
Vatapá
Já o vatapá é um creme feito com farinha de rosca ou fubá, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim, pão, azeite de dendê e camarão. Pode ser servido com arroz ou como recheio para o Acarajé.
Moqueca
A moqueca é um cozido de peixe popular dos estados da Bahia, Pará, Amazonas e Espírito Santo. Normalmente, é preparado em panela de barro e consiste em peixe cozido com outros frutos do mar, como camarão, e temperos como leite de coco e azeite de dendê.
Conheça a Cultura Nordestina por meio do turismo

Como você já deve saber, o Nordeste possui vários estados e cidades incríveis, que têm sua própria tradição e cultura.
Porém, cada local compartilha suas raízes, tornando a cultura nordestina uma das mais fortes e interessantes do Brasil.
Por isso, separamos algumas cidades para você conhecer mais sobre cada lugar e escolha seu próximo destino para as férias:
Natal, Rio Grande do Norte

Primeiramente, Natal é uma cidade famosa por suas belas praias e incríveis dunas de areia. Também possui diversas construções históricas, consideradas patrimônio da humanidade, e que preservam a cultura e a história do Nordeste e do Brasil.
Ao mesmo tempo que Natal preserva uma rica cultura nordestina, também tem influências dos portugueses e indígenas. Por exemplo, as festas de São João, tradições de Bumba meu Boi, Vaquejadas e literatura de cordel.
Visite Natal se hospedando nos melhores hotéis da região com o Grupo Coobrastur!
Aracaju, Sergipe

Aracaju preserva uma forte tradição nas festas religiosas, o que aumenta o sucesso de suas festas juninas. As festas populares Reisado e Chegança também atraem turistas e encantam os visitantes.
Além disso, o carnaval aracajuano mantém a tradição das antigas marchinhas de carnaval e os festejos de rua. A culinária local também é maravilhosa, tendo os frutos do mar como ingrediente principal na maioria dos pratos.
Recife, Pernambuco

Recife é considerado um dos cinco patrimônios barrocos do Brasil, devido à preservação de construções históricas. O carnaval pernambucano também é extremamente colorido e divertido.
Com certeza, com o tradicional Frevo e passeatas com os Bonecos Gigantes nas ruas, a festa atrai turistas do Brasil inteiro e do exterior. A culinária local tem como prato mais famoso o Bolo de Rolo.
João Pessoa, Paraíba

Por fim, João Pessoa também mantém vivas várias tradições nordestinas, que encantam os turistas que a visitam. Danças folclóricas como o xaxado, ciranda, coco e Bumba Meu Boi fazem parte das festividades de São João e de fim de ano. Um dos pratos mais tradicionais da culinária local é a Buchada de bode.
Agora, é hora de fazer as malas!
Enfim, a melhor parte. Esperamos ter convencido você que é hora de fazer sua próxima viagem para o Nordeste!
Então, qual será o próximo destino da sua viagem para o Nordeste: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe? Descubra todos eles se hospedando nos melhores hotéis, resorts e pousadas com o Grupo Coobrastur!
[oferta]
Descubra quem é você nas viagens!
Faça nosso teste e receba dicas exclusivas pro seu perfil 🤍
[/oferta]





